A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Fazer o bem — e mel — foi o que mobilizou a Bunge a doar 10 toneladas de farelo de soja a apicultores gaúchos afetados pela enchente de maio. O insumo, que servirá de ração a 40 mil colmeias no Estado até a primavera, deve chegar às mãos dos produtores na próxima semana.
De acordo com a diretora-executiva da Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.), Ana Assad, a catástrofe climática destruiu 17 mil colmeias e impediu, pela chuva, que os enxames realizassem seu estoque de alimentos necessário para passar o inverno. Foi por isso que a entidade resolveu ir atrás de uma das maiores produtoras de farelo de soja no país para buscar ajuda.
— As abelhas são muito importantes na produção de alimentos, na polinização de uma série de árvores que produzirão alimentos — reforça Ana.
O insumo doado pela Bunge já foi recebido pela A.B.E.L.H.A e será distribuído na próxima semana com o apoio da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e de um apicultor ligado à Federação Apícola do Rio Grande do Sul (Fargs). Junto com a doação, os produtores receberão orientações de como preparar a ração para as abelhas.