A vinda de uma missão das Filipinas ao Estado amplia a expectativa por mais conquistas de mercado em razão do status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação. A equipe de técnicos do país asiático tem previsão de chegada para a próxima sexta-feira (8), permanecendo até o sábado (9).
Conforme Márcio Madalena, secretário adjunto da Agricultura, eles irão conhecer a estrutura da pasta na sede, em Porto Alegre, mas também irão a campo, ver de perto a atuação da equipe na prática.
— Estamos na expectativa de também receber a missão da China — acrescenta Madalena, integrante da comitiva gaúcha que acaba de voltar do país asiático.
Além de participar de uma feira, com um estande do RS, o grupo, liderado pelo vice-governador Gabriel Souza, também fez a solicitação para que os chineses ratifiquem o novo status sanitário, o que ampliaria as portas para produtos como carne suína com osso e miúdos. A sinalização dada é de que a visita possivelmente seja no início de 2024. Há ainda a busca por novas habilitações de frigoríficos do RS para exportações.
Recentemente, uma missão sul-coreana esteve no território gaúcho. O reconhecimento do RS como livre de febre aftosa sem vacinação já abriu as portas dos mercados do Chile e da República Dominicana para a carne do RS.