A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Para quem deixou a compra e o preparo dos pratos da ceia para a última hora, a nutricionista e instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) Janice Silveira dá dicas valiosas, com ideias que ajudam também a evitar o desperdício.
Segundo a profissional, a ansiedade faz com que se compre mais alimentos do que o necessário para os convidados. Por isso, é preciso planejar bem os pratos que vão à mesa.
Para a hora do preparo e do consumo, Janice ensina outro macete para riscar do cardápio a possibilidade de contaminação e de descarte:
— É importante cuidar da conservação das carnes. O descongelamento deve ser no refrigerador. E, depois de 20 a 30 minutos pronta, assada, a carne precisa voltar para a geladeira.
O pós-ceia também exige cuidados com o reaproveitamento dos alimentos, principalmente pelas altas temperaturas nesta época do ano.
— Tudo tem aproveitamento, mas é importante que seja rápido devido ao risco de contaminação. Na própria noite de Natal, os alimentos precisam ser guardados em potes fechados na geladeira. E, no dia seguinte, já seja dado o destino desta comida. Fazer um sanduíche de peru laminado, um salpicão de chester, uma lasanha de cordeiro desfiado... — recomenda a nutricionista.
Janice falou sobre as dicas em papo com a coluna no programa Campo e Lavoura da Rádio Gaúcha. A entrevista completa vai ao ar no domingo (24).