A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Plataforma voltada ao agronegócio que reúne venda de insumos, trocas em programa de fidelidade e até venda de commodities, a Orbia encerrou 2022 com um crescimento do tamanho do espaço que a digitalização tem ganhado no campo. Foram 160% a mais em vendas frente a 2021, chegando a R$ 2,4 bilhões na comercialização de insumo.
Entre 2020 e 2021, as vendas do marketplace passaram de R$ 200 milhões para R$ 920 milhões.
A região Sul representa 3,38% do montante registrado ano passado, com R$ 80,7 milhões em vendas da insumos, e 1,58 bilhão de pontos transacionados. A parcela é pequena no todo, mas representativa no Rio Grande do Sul. São 48 mil gaúchos cadastrados no portal.
A abrangência mostra que o setor produtivo está mudando o jeito de comprar, principalmente pelas novas gerações que assumem o comando das propriedades. A plataforma soma, atualmente, quase 250 mil usuários cadastrados no Brasil. Segundo a Orbia, isso representam cerca de 75% da área plantada no país, e mais de 300 distribuidores, com cobertura nacional em insumos como defensivos, sementes e fertilizantes.
Um campanha para marcar os quatro anos da empresa no mercado está oferecendo, até quarta-feira (5), descontos e condições especiais em insumos e outros serviços rurais na plataforma. Os descontos são para resgate de produtos e ofertas extras no programa de fidelidade, com gastos no cartão sendo revertidos em pontos para a troca no portal.