Já imaginou comprar um trator em um site como o Mercado Livre, por exemplo, tal qual se compra uma televisão? É assim que os produtos da Languiru poderão ser adquiridos a partir de agora. A cooperativa, com sede em Teutônia, no Vale do Taquari, fechou uma parceria com a plataforma de marketplace e e-commerce Campear. Na prática, qualquer pessoa, independentemente de ser associada ou não, pode comprar sementes, fertilizantes, defensivos agrícolas, medicamentos veterinários, máquinas, peças, implementos agrícolas e acessórios da cooperativa pelo site Campear.com.
— Nós queríamos atingir mais pessoas, ampliar o leque de clientes, que, até então, se restringiam às regiões onde estão situadas as nossas lojas — explica o gerente de máquinas e equipamentos da Agrocenter Languiru, Neodi Elias Tischer.
Como esclarece Tischer, estar no online não significa acabar com o negócio presencial. A ideia é que a plataforma digital complemente as vendas das lojas físicas. O site fornece informações dos produtos, como fotos, características e valores, e o contato do vendedor para realização da compra. Ainda não há a opção de pagamento via plataforma. Assim como a venda, a entrega é negociada diretamente com o comprador: se vai retirar em alguma das lojas ou se irá receber na sua propriedade o produto. Atualmente, a Languiru conta com lojas ou seções de Agrocenter em Teutônia (quatro unidades), Arroio do Meio, Venâncio Aires, Lajeado, São Lourenço do Sul, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela e Poço das Antas
— A nossa ideia de criar um marketplace voltado somente para o agro surgiu pela necessidade do setor de ter outras formas de comercialização. O produtor rural tinha poucos lugares para fazer pesquisa de preço, por exemplo — justifica Jean Michel Fuchs, um dos sócios da iniciativa.
Inaugurada em 2019, a plataforma conta atualmente com mais de 40 empresas. E, fundada há 66 anos e com mais de 5,7 mil associados, a Languiru é a primeira cooperativa a participar do negócio. Todas, empresas e cooperativa, pagam uma mensalidade para usá-lo.
*Colaborou Carolina Pastl