A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Depois de três anos sem poder comemorar de forma presencial, a Feira Ecológica do Menino Deus volta a fazer uma festa de aniversário em grande estilo. A celebração dos 29 anos do espaço, no pátio da Secretaria Estadual de Agricultura, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, está marcada para esta quarta-feira (14). Na programação, que começa às 11h e vai até as 17h, haverá apresentação de músicas, danças, exposição de fotografias, distribuição de livros infantis e doação de mudas de temperos. E, claro, o clássico parabéns.
Representante da feira responsável pela festa, Shiva Braga explica que a importância de voltar a organizar essa comemoração vai além de ser um marco pós-pandemia:
— É um momento de festividade, mas também de fortalecimento. A gente está sempre tendo de fortalecer esses espaços da iniciativa agroecológica, que são de troca, educação, integração de culturas.
Braga se refere à assinatura do termo aditivo que renova o contrato de cedência do espaço entre a secretaria e as associações dos Produtores Ecologistas Solidários do RS e dos Consumidores e Feirantes Ecológicos, responsáveis pela feira. O documento precisa ser renovado todo ano e está em tramitação, mas, na avaliação dos feirantes, o processo é “muito lento”.
— Isso gera muita incerteza em toda a comunidade, feirantes e consumidores, porque é algo que dificulta em termos de planejamento e segurança — justifica ainda Braga.
Entre as 50 bancas na festa está a de Gorete Argolo, de Nova Santa Rita, que, com o marido, Olair, ajudou a fundar a feira. Por isso, além de ser dia de comercializar as suas tradicionais verduras, frutas e legumes, como aipim, cenoura, alface, limão e laranja, é também bastante especial para o casal.
— A feira para nós é de grande importância. É dela que tiramos o nosso sustento. É também a feira onde criamos os nossos filhos. A Maíra (uma delas) cresceu “dentro” de uma caixa de verdura — conta Gorete
Dentro da programação, haverá também três bancas “extras”. Uma para mostrar como utilizar e o valor alimentar das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), outra com nutricionistas que vão apresentar preparos com culturas da estação da biodiversidade do nosso Estado e a terceira para expor o trabalho dos Guardiões das Sementes.
A Feira Ecológica do Menino Deus nasceu em 1994 como Feira da Cultura Ecológica a partir de uma rede de grupos envolvidos com a Pastoral da Terra, Centro Ecológico de Ipê/RS, Coolmeia, Agapan e diversas associações ecologistas. Na época, os feirantes se reuniam aos sábados debaixo de uma grande lona improvisada. Hoje, com estrutura própria, ganhou dois dias na semana — ocorre nas quartas-feiras e nos sábados.
Confira a programação desta quarta-feira
- 11h30 – Apresentação musical
- 12h50 – Mística e Dança Circular
- 13h30 – Solenidade com produtores e autoridades
- 14h – Parabéns e distribuição de alimentos
- 14h20 às 17h – Apresentação musical
- Durante toda a feira – Banca da Nutrição, Banca das PANCs, Banca das Sementes, exposição de fotos dos agricultores familiares, distribuição de livros infantis e doação de mudas de temperos