A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Transformar o agro em uma paixão nacional é a meta da campanha de aproximação entre campo e cidade que será conduzida pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA). A primeira partida na busca pelo “título” de integração entre os dois públicos já tem data para ocorrer. Em julho, começam a ser captados os recursos para o desenvolvimento de peças para divulgação em veículos de comunicação e também por meio da distribuição de folders.
— A gente quer que o agro seja uma paixão nacional, como são o Carnaval e o futebol propõe Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA.
A proposta da iniciativa tem como base uma pesquisa feita pela associação no ano passado. O levantamento Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa O Brasileiro ouviu 4.215 pessoas em todas as regiões do país, de diversas faixas etárias e diferentes classes sociais. Um dos apontamentos foi o de que, sete a cada 10 pessoas entrevistadas, têm uma percepção positiva sobre o setor. O que indica ainda que três em cada 10 não têm. E é nesse público que a iniciativa quer focar, com ações de comunicação que aproximem os universos e desmitifiquem informações.
— O Brasil precisa conhecer o Brasil. O setor nunca investiu em comunicação como deveria e, por isso, não tem o apoio da opinião pública. O agro precisa ser tratado como uma marca, um produto — salienta o dirigente.
No momento, 10 conselhos trabalham com 19 eixos estratégicos — temas que influenciam positiva ou negativamente o agro. Com os materiais prontos, o objetivo será alcançar as principais capitais brasileiras, indo do público infantil ao adulto, com os mais diferentes hábitos alimentares.