Depois de um ano de recuperação, 2023 promete manter o espaço do arroz brasileiro à mesa global. A projeção de que os embarques do cereal se mantenham positivos vem da indústria, e reflete um cenário de oferta mais enxuta, resultado da redução no volume de grandes fornecedores (produtores e exportadores) e de restrições comerciais adotadas.
— Devemos ocupar mercados que esses países não estão conseguindo vender. As perspectivas são boas — afirma Carolina Matos, gerente de exportação da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz).
Opinião semelhante à do diretor-executivo do Sindicato da Indústria do Arroz do RS, Tiago Barata. Ele acrescenta que, um dos legados deixado no último ano é a identidade do cereal brasileiro como um produto diferenciado.
O ano de 2022 encerrou com 2,11 milhões de toneladas embarcadas, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços compilados pela Abiarroz. O volume representa quase o dobro do total em 2021 — 1,14 milhão de toneladas. Em receita, houve crescimento de 83,11%, com US$ 657,4 milhões.
Entre as razões apontadas para esse desempenho está a retomada à normalidade do fluxo do comércio global, após obstáculos trazidos pela pandemia. Outro ponto foram as ações em mercados estratégicos, pelo Brazilian Rice, projeto em parceria com a ApexBrasil. Carolina diz que a expectativa é de que as iniciativas tenham gerado US$ 1,2 milhão em negócios imediatos e US$ 8,2 milhões em 12 meses.
— O grande fato foi a superação das dificuldades operacionais, em razão da falta e do alto custo dos contêineres (usados para o envio do produto). Mostrou que o Brasil tem resiliência, capacidade de se reinventar e qualidade superior, diferenciada — avalia Barata.
A gerente da Abiarroz destaca ainda o avanço das exportações de arroz beneficiado em 2022, com alta de 34% na quantidade e de 14% em valor, incluindo nove novos destinos para o produto beneficiado, de maior valor. Um dos mercados de grande expectativa é o México, em razão do elevado consumo.
O país abriu suas portas, ainda que em volume pequeno, para o arroz em casca, e a perspectiva é de que viabilize também a venda do industrializado.