Nem tudo acaba em pizza. No caso do Fórum Público da Organização Mundial do Comércio (OMC), foi com bolinho de arroz distribuído nesta quinta-feira (29) que a participação brasileira se encaminha para o fim, previsto para sexta-feira (30). O prato foi preparado pela Missão do Brasil para divulgar o arroz nacional na sede da entidade, em Genebra, na Suíça.
Em contrapartida, representantes da indústria arrozeira trarão na bagagem um “termômetro” do mercado global:
— As pessoas não sabem que o Brasil tem arroz. E muito menos que esse arroz brasileiro tem tantas práticas sustentáveis — contou Andressa Silva, diretora-executiva da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz).
Percepção semelhante à do diretor-executivo do Sindicato da Indústria do Arroz do Rio Grande do Sul (Sindarroz-RS), Tiago Barata. O dirigente avalia como positiva a participação brasileira:
— Vejo ainda mais valorizada a ação da indústria em apresentar os atributos positivos da nossa produção.
Ele se refere à qualidade e à sustentabilidade das práticas no cultivo do arroz no Brasil, que foram divulgadas no fórum.
Como a coluna havia publicado, outros temas foram levados pela Abiarroz ao evento, como as barreiras tarifárias impostas ao produto brasileiro, que impedem um maior alcance do cereal mundo afora.
Gerente de exportação da Abiarroz, Carolina Matos, entende que a participação da entidade vai além da expansão de mercados:
— É uma oportunidade para o nosso arroz beneficiado contribuir para superar a insegurança alimentar mundial.
*Colaborou Carolina Pastl