Famosa marca de vinhos do Rio Grande do Sul, a Miolo agora tem todas as regiões onde produz a bebida reconhecidas como indicações geográficas. A última conquista foi no Vale do São Francisco, no Nordeste do país, que recebeu recentemente a concessão de indicação de procedência. Produzidos pela vinícola Terranova, na Bahia, os vinhos e espumantes desta safra da Miolo que estamparão o selo junto ao rótulo devem chegar ao mercado em 2023.
Para a enóloga da vinícola, Eloiza Teixeira, a novidade deve ser muito comemorada:
— Conseguimos mostrar com esse selo que é possível produzir vinho de alta qualidade em uma região tão inóspita, digamos assim, como é o sertão nordestino.
Alimentados pelo lendário Rio São Francisco, a viticultura da região é única no mundo, continua Eloiza. Por ser uma região de clima tropical, é possível fazer duas colheitas em um ano, diferentemente do Rio Grande do Sul, por exemplo. E isso resulta, na sua maioria, em vinhos jovens, frescos, aromáticos, frutados e florais.
Diretor superintendente do Grupo Miolo, Adriano Miolo vê a novidade como uma vantagem comercial que deve abrir mais portas ao vinho brasileiro.
— Ao investir em terroirs tão diferentes, nunca tivemos dúvida de que cada um deles tem sua própria identidade, formando essa diversidade única que somente o Brasil oferece — acrescenta.
Saiba mais
- A IP protege produtos originais de uma região com uma geografia particular e acaba valorizando-a, como é o caso do que ocorreu no Vale dos Vinhedos
- No caso da IP Vale do São Francisco, são os vinhos tranquilos brancos, tintos e rosés e vinhos espumantes brancos e rosés elaborados em municípios da Bahia e de Pernambuco
- Ao todo, oito vinícolas podem utilizar o selo, concedido pelo INPI ao Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf)
- No caso da Terranova, uma dessas vinícolas, os vinhedos estão localizados no município de Casa Nova, na Bahia, e ganharam raízes a partir de 2001. Atualmente, a empresa tem 200 hectares plantados e uma indústria que produz 4,5 milhões de litros por ano
*Colaborou Carolina Pastl