A partir da próxima segunda-feira, a carne bovina com a marca do pampa gaúcho estampada na embalagem volta a ganhar as prateleiras dos supermercados. Graças a uma nova parceria, firmada entre a Associação de Produtores do Pampa Gaúcho (Apropampa) e o frigorífico Santa Fé Alimentos, de Imbé, que passa a usar a certificação.
Para divulgar a novidade, a indústria participou da Convenção Regional de Supermercados, organizada pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). O evento de supermercados, varejistas e fornecedores terminou ontem, em Tramandaí. Leo Rodinei dos Santos, diretor da Santa Fé, avalia que a ação teve o efeito desejado.
Se foi o cheirinho de churrasco que atraiu muitos dos visitantes ao estande, foi o produto que encontraram que fez com que permanecessem, conta:
— As pessoas que se aproximavam viram a carne com bastante curiosidade.
Para receber o selo, é necessário atender a algumas exigências: o gado deve ter nascido e sido criado no bioma pampa, ser jovem e ter alimentação 100% a pasto. Justamente o que garante a maciez da carne, independentemente do corte, "se é do dianteiro ou um entrecot", explica Santos.
— Queremos que o consumidor consiga identificar o selo como sinônimo dessa qualidade (da carne) — afirma o presidente da Apropampa, Custódio Magalhães.
No cardápio
A certificação da Apropampa é mais uma oportunidade de dar visibilidade ao produto da região do pampa. Foi obtida em 2017 junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Antes disso, em 2006, a produção do bioma havia conquistado uma indicação geográfica (IG): Pampa Gaúcho da Campanha Meridional. O novo selo busca ampliar as opções de parceiros na indústria.
Para obter o selo, um representante da Apropampa analisa tanto o animal na propriedade quanto no frigorífico. Atualmente, a associação conta com mais de 200 associados.
*Colaborou Carolina Pastl