A produção da carne do pampa gaúcho, com características singulares, poderá, a partir de agora, ser identificada com maior facilidade pelo consumidor. Apesar das adversidades do momento, a Apropampa, associação dos produtores da região, conseguiu colocar em prática projeto de certificação.
O primeiro abate com o selo da marca coletiva foi realizado pelo Frigorífico Famile, de Pelotas. Há ainda parceria com o Campeiro, de Rosário do Sul.
– É 100% do pampa. Nenhuma etapa pode ter sido fora. Os animais têm de ser nascidos e criados na região – explica Custódio Magalhães, presidente da Apropampa.
Organizado com apoio da Embrapa, Ministério da Agricultura e governo estadual, o projeto abrange animais de raças taurinas e sintéticas, predominantemente alimentados a pasto.
– Queremos nos comunicar com o consumidor. Para que ele enxergue o selo e reconheça o que há por trás – acrescenta Magalhães.
Novo abate está previsto para este mês. A distribuição da carne é organizada para ser no Estado.