Tem novidade com pegada sustentável nas gôndolas dos supermercados: é a carne com o selo Estâncias Gaúchas. Com registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), a marca está disponível desde ontem na rede Carrefour do Estado, e a meta é chegar às unidades de todo o país.
Essa estampa sinaliza ao consumidor que o produto foi feito de forma sustentável, em campos nativos preservados e gado solto. A iniciativa faz parte do projeto de mesmo nome lançado em 2019, na Vitrine da Carne Gaúcha da Expointer.
— O mercado tem exigido que a produção de carne e de leite tenham alguns diferenciais. Hoje em dia não cabe mais produzir por produzir — salienta o agrônomo e coordenador da Estâncias Gaúchas, Marcelo Fett Pinto.
Os atributos da carne vêm da origem produtiva, que reúne técnicas de bem-estar animal, seleção genética, boas práticas de manejo do pasto, sanidade e preservação da natureza.
Juntos, os associados do projeto somam 100 mil hectares de campo nativo e contabilizam abate semanal de 200 cabeças. Eles contam com a consultoria de biólogos para levantamentos da biodiversidade de cada propriedade, como forma de comprovar o nível de preservação de cada local.
Com o selo estampado nas embalagens, Fett Pinto quer agora “consolidar essa carne como uma referência de qualidade e de sistemas agropecuários sustentáveis”.
*Colaborou Carolina Pastl