O município gaúcho de São Gabriel, na Fronteira Oeste, é um dos três selecionados para colocar em campo um conjunto de boas práticas agrícolas que permitam uma convivência harmoniosa entre áreas de produção de soja e de mel. O projeto que será testado também em Maringá, no Paraná, e em Dourados, no Mato Grosso do Sul, é uma iniciativa da Embrapa e Basf. A escolha dos municípios foi feita com base na representatividade da produção do grão.
A ideia é testar — e encontrar — até 2025 o manejo mais adequado para que se evite a repetição de casos de mortandade de abelhas. Nos registros do Rio Grande do Sul, as ocorrências estão associadas, na maior parte, ao uso do inseticida fipronil. As práticas validadas farão parte de uma cartilha que possa ser distribuída em todo o Brasil.
— A fronteira agrícola da soja seguirá avançando. Precisávamos achar um meio termo para que todos possam sair ganhando — justifica o pesquisador da Embrapa Soja, de Bagé, Décio Gazzoni.
Para ele, a iniciativa tem tudo para dar certo:
— A soja é uma fonte de néctar muito importante e floresce em uma época em que há poucas plantas florindo. Próximo de uma lavoura do grão, o apicultor poupa alimento artificial e ganha muito mel. E o produtor de soja pode aumentar de 10% a 18% sua produtividade, só pela polinização dos insetos.
Para validar as práticas, serão selecionados grupos de produtores com até cinco apiários e sojicultores em áreas próximas a essas colmeias. Haverá reuniões de acompanhamento das ações, monitoramento da aplicação de pesticida e treinamento. O acordo de cooperação técnica foi assinado em agosto. A iniciativa partiu da Embrapa, e a Basf é a principal financiadora do projeto.
Confira algumas das boas práticas agrícolas e apícolas que serão validadas:
- Manter os apiários com distância mínima de 500 metros de áreas com trânsito de pessoas e animais, a fim de evitar acidentes. Os apiários também devem estar a uma distância mínima de 50 metros de áreas de lavoura, para evitar perda de colônias devido à deriva de produtos fitossanitários
- Respeitar e adotar as recomendações agronômicas para o cultivo da soja, em todas as fases da cultura, como a correta aplicação de pesticidas
*Colaborou Carolina Pastl