A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Importante item do portfólio de produção gaúcha e também da pauta de exportações do agronegócio, o tabaco conta com novo componente logístico para o escoamento da produção. O produto começou a ser escoado no primeiro semestre do ano pelo Tecon Santa Clara, em Triunfo.
As cargas de tabaco recebidas no terminal são da Associated Tobacco Company (ATC), empresa fumageira com atuação em Santa Cruz do Sul. Os embarques têm como destino final os mercados da Argélia, na África, e os Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio.
Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande, destaca que o terminal possui localização estratégica, por isso a aposta na movimentação de novos tipos de produtos. Além de estar próximo de importante região produtora do Estado, faz ligação com o porto de Rio Grande.
— Pegamos o porto e o levamos para o meio do Estado. Essa foi a solução logística que encontramos para facilitar, reduzir custos e dar o andamento logístico da carga gaúcha com a modernidade que hoje é quase uma obrigação: menos emissão, menos acidentes nas estradas, viagens mais curtas e em mais vezes — diz Bertinetti.
Nos meses de maio e junho, somados, foram transportadas no terminal 257 toneladas de tabaco, ou 40 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
Duas barcaças fazem duas viagens semanais cada, somando quatro deslocamentos por semana, entre o Santa Clara e o Porto de Rio Grande. Recentemente, uma das barcaças teve capacidade ampliada em 33%. A operação no terminal é da Wilson Sons.
Além do tabaco, outros produtos como madeira, resinas do polo petroquímico, carne de frango e de suíno também são escoados pelo terminal.
— Temos um caminho livre na Lagoa dos Patos que conecta o porto à zona produtora do nosso Estado. Montamos o Terminal Santa Clara, que é um terminal de contêineres do tamanho daquela região — acrescenta o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, que também vê espaço para crescer a operação no terminal e possibilidade de criar novos mercados.