Não, essa colunista não trocou as datas no calendário. Apesar de estarmos em plena semana de Páscoa, já tem produto natalino entrando na linha de produção. A unidade de Chapecó (SC) da BRF já deu início ao abate de perus para o Natal de 2022. Tudo para dar conta da demanda a tempo do período das festas. O processo obedece a um planejamento, com a criação das aves nas granjas iniciando no verão — entre dezembro de 2021 e março de 2022 . O tempo de produção varia entre 60 e 130 dias, conforme a categoria.
No total, 426 produtores integrados da região de Chapecó abastecem a unidade. Os perus que chegam às gôndolas são sempre fêmeas, abatidas com cerca de quatro quilos e 56 dias de produção. O processamento na planta de Chapecó segue até o mês de novembro, quando os produtos chegam nos pontos de venda.
— A produção da linha de perus comemorativos é uma das mais importantes da BRF para deixar as celebrações de Natal de milhões de famílias brasileiras e de outras partes do mundo ainda mais saborosas — destaca o diretor regional de Operações da companhia no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Sandro Leite.
No ano passado, a empresa registrou um crescimento de 11% nas vendas de kits comemorativos em relação a 2020. Os perus produzidos em Chapecó abastecem todo o mercado brasileiro, além de serem exportados para a África do Sul, Chile, países do Oriente Médio, Paraguai e Uruguai.
No Brasil, apenas duas empresas realizam abate de perus: a BRF e a JBS.