A palavra sucesso poderia ser usada para resumir a 20ª edição da Expoagro Afubra, encerrada no sábado em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo. A retomada, após dois anos, teve recorde de público e de negócios: foram R$ 220 milhões em vendas e 180 mil visitantes nos agora quatro dias de feira. Em relação à última edição, realizada em 2019, representam um crescimento 215% e 61%.
– Estimamos um público, mas recebemos um número muito maior – disse Benício Albano Werner, presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) ao fazer um balanço da exposição.
A comercialização atingida surpreendeu os organizadores em razão do contexto: o Estado teve uma de suas mais impactantes estiagens na produção de verão.
– No início do ano, ainda estávamos receosos sobre a realização da feira. E, agora, comemoramos os resultados – avaliou Marco Antônio Dornelles, coordenador-geral.
As inseguranças quanto à realização tinham relação com o histórico recente. Em 2020, com tudo organizado e a cinco dias do início, a feira teve de ser cancelada em razão da pandemia. No ano passado, o agravamento do quadro também levou ao cancelamento.
Mas a 20ª edição agora concretizada teve mais dados superlativos: foram 471 e um pavilhão de agroindústrias familiares maior. Com espaço ampliado para 3,5 mil metros quadrados, os empreendimentos chegaram a um resultado histórico, de R$ 1,49 milhão.
Dornelles destacou ainda a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, no último dia da feira. Para a edição de 2023, os organizadores estudam a possibilidade de aumentar a estrutura física do parque. E sobre a data e a manutenção do quarto dia de exposição, a decisão virá após pesquisa com expositores e patrocinadores.