Foram dois anos de espera para poder finalmente celebrar a chegada à 20ª edição da Expoagro Afubra, uma das principais feiras da agricultura familiar feira realizada em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo. O marco seria atingido em 2020, quando a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) comemorava também seus 75 anos. Mas a chegada da pandemia fez com os que os organizadores tomassem a difícil decisão de suspender o evento, a poucos dias da abertura, em nome do cuidado sanitário exigido naquele momento. No ano passado, o recrudescimento da situação também obrigou o cancelamento. Agora, a expectativa é pela retomada da feira.
— Tivemos um voto de confiança grande dos expositores, que transferiram recursos (dos anos em que foi necessário cancelar) para quando a feira saísse. E os produtores estavam sentindo falta dos eventos — afirma Marco Antonio Dornelles, coordenador-geral da Expoagro Afubra.
E esse recomeço vem com força total: serão 470 expositores, número superior ao da edição de 2019. Além disso, as agroindústrias familiares ganharão um espaço maior: a área de vendas passará a ter 3,5 mil metros quadrados e estruturas que devem servir de modelo para outras exposições, avalia Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e de Agroindústrias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS). Haverá balcões em placas de MDF para a exposição dos produtos e infraestrutura que inclui a câmara fria e sala de higienização.
Outra novidade será a ampliação do período da feira, que passa de três para quatro dias. Dornelles explica que a inclusão do sábado permitirá também que as pessoas da cidade possam participar, para conhecer de perto e valorizar o trabalho desenvolvido pelos produtores na região. A modificação já estava prevista para 2020, podendo agora ser concretizada. E também deve favorecer as vendas do pavilhão das agroindústrias familiares, que contarão com 193 empreendimentos.
— Não tenho dúvida de que a Expoagro Afubra vai na mesma linha da Expodireto, até porque há uma demanda reprimida porque a feira não saía desde 2020 — completa Rabaioli, em relação à expectativa de excelentes resultados na comercialização que, em 2019, havia somado R$ 792,5 mil.
A cerimônia de abertura está marcada para esta quarta-feira, dia 23, e deve contar com a presença do vice-governador Ranolfo Vieira Junior e da Secretária da Agricultura, Silvana Covatti, além, é claro de representantes de entidades do setor.
Debates sobre a estiagem (e seus impactos) no Estado também fazem parte da programação do evento. Na sexta-feira (25), às 9h30 min, será realizada uma audiência pública da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa sobre o tema.
A produção de tabaco, foco da região, sofreu impacto menor da falta de chuva em relação a outras culturas, avalia o coordenador-geral da feira:
— Já tivemos feira em que, aqui na região, as dificuldades eram maiores, e o produtor veio. Quando há dificuldades, ele vem pra feira para buscar informações.
Saiba mais
- O quê: 20ª Expoagro Afubra
- Quando: 23 a 26 de março
- Onde: km 161 da BR 471, Rincão Del Rey, Rio Pardo
- Horário: 8h às 18h
A feira em números*
112 mil visitantes em três dias de evento
R$ 70,6 milhões em movimentação de negócios
432 expositores do segmento agropecuário
85,24% do público de produtores rurais
22,57% novos visitantes
*edição de 2019