As feiras com produtos da agricultura familiar caíram tanto no gosto dos consumidores – e dos agricultores – que deverão servir de referência para um projeto para todo o Brasil. Uma proposta para a realização de feiras nacionais do segmento está sendo elaborada pelo Ministério da Agricultura. A informação foi divulgada na cerimônia de inauguração do pavilhão das agroindústrias no parque da Expoagro Afubra, nesta terça-feira (26), em Rio Pardo.
A estrutura era aguardada desde 2016. Até então, as agroindústrias familiares eram organizadas no mesmo espaço, mas com lonas. A obra foi custeada com recursos de emenda parlamentar do deputado Heitor Schuch (PSB-RS), no valor de R$ 926,1 mil e contrapartida do município com a Afubra, somando outros R$ 40,25 mil.
A área construída tem 1,5 mil metros quadrados e nesta edição abriga 152 empreendimentos em 149 estandes de 80 municípios. São produtores como Beatriz Maria Meurer, 33 anos, que há 10 participa da Expoagro Afubra.
– É maravilhoso poder ter esse contato, um espaço para interagir com os consumidores. Com a estrutura fixa, o ambiente fica mais agradável, e as pessoas acabam ficando mais tempo – opina a expositora da Koloniebackhaus, de Salvador do Sul.