Com o acréscimo de um dia e depois de uma espera de dois anos, a Expoagro Afubra termina neste sábado (26) com expectativa de ter um público recorde. Em sua 20ª edição, a feira realizada em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, ficou maior: agora são quatro dias para que os visitantes possam conhecer as novidades voltadas, principalmente, para a agricultura familiar. Em 2020 e 2021, o evento não foi realizado em razão da pandemia do coronavírus.
Na última edição, realizada em 2019, cerca de 112 mil pessoas passaram pelo evento. Para este ano, além da retomada do contato com o público, a Expoagro Afubra traz como novidade o novo pavilhão da agricultura familiar, que permitiu um crescimento no número de expositores. Assim, antigos e novos produtores oferecem aos clientes opções de alimentos, como queijos, salames, cucas e geleias, além de artesanato e floricultura.
— Sentimos muita falta da feira, pois abre muitos mercados e é uma vitrine para os negócios. Participamos desde a primeira edição e temos uma expectativa muito boa para este ano — diz a produtora de Arroio do Tigre, Vânia Zuchetto, que veio com a família vender os produtos.
O público também comemorou a volta da Expoagro Afubra. A agricultora Reonita Kohn, 67 anos, já conhecia a feira de edições anteriores e, neste ano, veio de Cerro Branco fazer a visita com a amiga Jurema Dutra Becker, 62.
— Estava com saudade. Eu vi o crescimento da feira e está muito bom. Já comprei flor, vinho, cuca e pretendo comprar mais coisas — afirmou Reonita.
— Esta é a primeira vez que venho e está muito legal mesmo. Esperava uma feira mais voltada para o plantio, mas me enganei — completou Jurema.
Além da agricultura familiar, outros expositores da Expoagro Afubra esperam por resultados positivos na edição de 2022. No setor de máquinas agrícolas, uma das novidades mais celebradas foi o aumento da feira para quatro dias.
— Além dos clientes tradicionais que sempre nos visitam aqui, esperamos um público diferente no sábado (26). São lojistas, pequenos produtores e profissionais autônomos que não conseguiam vir para a feira durante a semana e, agora, será possível — destacou o gerente de vendas da Vonder, Luiz Thiago.
Quanto aos negócios, a organização da feira também projeta números positivos, apesar dos desafios enfrentados pelos produtores neste ano.
— Temos a expectativa de superar os R$ 70 milhões. Sabemos que os produtores já estão sentindo as consequências da guerra, com aumento dos insumos, e da estiagem. Mas nosso produtor é resiliente, sempre pronto para o próximo plantio — avalia o coordenador-geral da Expoagro Afubra, Marco Antônio Dornelles.
A 20ª Expoagro Afubra acontece até sábado, das 8h às 18h, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, no km 161 da BR-471.