Foi com a proposta de encurtar o caminho entre a produção de vinho e o consumidor que surgiu em Porto Alegre uma das primeiras vinícolas urbanas do país. Quatro anos depois das primeiras 391 garrafas da marca, a Ruiz Gastaldo, localizada no bairro Chácara das Pedras, chega agora a 4,5 mil unidades, um aumento de 40% em relação ao ano passado. Entre as motivações para o crescimento, o sócio-fundador da empresa, Eduardo Gastaldo, cita as festas de final de ano e a chegada do verão, que abre o apetite para bebidas mais “leves”, como as feitas com as variedades chardonnay e cabernet franc rosé.
– Muita gente não tem condições de viajar para a Serra ou para a Campanha. E vinícolas como a nossa, urbanas, facilitam – acrescenta o empresário.
Desde 2017, as uvas são colhidas manualmente em vinhedos de produtores parceiros da vinícola, localizados em municípios como Encruzilhada do Sul, Caxias do Sul e Vacaria.
A empresa transporta a fruta em caminhões refrigerados até a vinícola, onde ocorre toda a etapa final, da transformação da uva para o vinho (foto acima).
Aliás, essa é a definição para ser considerada uma vinícola urbana: estar localizada em uma metrópole, distante da zona rural, conforme movimento que teve início na década de 1980 nos Estados Unidos.
Outro detalhe curioso da marca é que os nove rótulos produzidos foram batizados com nomes de integrantes da família. É o caso de João Pedro, o primeiro vinho produzido em 2017, com um varietal de cabernet sauvignon, homenagem ao caçula.
Além da venda da produção, a vinícola Ruiz Gastaldo, nome criado a partir da junção dos sobrenomes da esposa, Camila, e do Eduardo, também recebe visitas, que devem ser agendadas. Mais informações em ruizgastaldo.com.br.
*Colaborou Carolina Pastl