Depois de 10 anos de “estrada”, com a produção consolidada e reconhecida, a Vinícola Guatambu, de Dom Pedrito, na Campanha, resolveu renovar o “guarda-roupa” da linha de espumantes. Com a proposta de resgatar particularidades do pampa gaúcho, dando ainda uma pitada de nobreza, a marca fez um redesign dos rótulos de espumantes. A identidade visual renovada foi apresentada nesta quarta-feira, no Espaço Terroir Vinhos de Butique, na Casa Cor RS, na Capital – quando colocou à mesa, ainda, um produto inédito.
– Além de ter algo bem peculiar, outro objetivo era criar uma unidade, uma identificação clara para o consumidor – explica Gabriela Pötter, agrônoma e enóloga da Guatambu, sobre a mudança nos rótulos.
Dos itens próprios da região, a borda dourada representa os arreios da montaria do gaúcho, harmonizando com o local de produção. A área cultivada da vinícola soma 20 hectares e oito variedades de uva (cabernet sauvignon, tannat, merlot, tempranillo, pinot noir, chardonnay, gewürztraminer e sauvignon blanc). Da produção de 125 mil garrafas deste ano, quase 30% serão de espumantes.
As vendas também têm percentuais de crescimento dignos de brinde. Em 2020, a expansão foi de 31%. Em 2021, comparado com igual período ao ano passado, a alta chega a 49%. Resultado, avalia Gabriela, de uma combinação de fatores. Na vinícola, a tecnologia disponível para o processamento tem sido usada, sem moderação. Em meio à pandemia, a marca intensificou seu e-commerce, e a busca por espaços abertos deu gás ao enoturismo – neste ao, foi criada a Rota dos Vinhos da Campanha Gaúcha. Ao mesmo tempo, a variação cambial faz o brasileiro buscar mais o produto nacional.
– E a indicação de procedência (em 2020) levou a Campanha a outro patamar – acrescenta.
O ano deve fechar com outra marcar: 100% da propriedade abastecida por energia renovável, como já ocorre na produção de vinhos – com luz solar captada por placas fotovoltaicas.