Deu empate no primeiro lugar do concurso estadual de doce de leite realizado pela Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL). O ouro na categoria doce de leite ficou dividido entre as agroindústrias Alvorada Missioneira, de Canela, na Serra, e Pala do Sul, de Uruguaiana, na Fronteira Oeste.
Esta é a primeira vez que a avaliação, tradicionalmente ligada à competição de queijos, é feita separadamente. Foi a única da entidade a ocorrer neste ano por se adaptar melhor ao formato virtual, com amostras sendo enviadas pelo correio e análise e premiação online. Ao todo, foram 15 produtos inscritos por 11 empresas. O concurso teve 15 avaliadores e o resultado saiu na última semana.
A análise levou em conta aspectos da aparência (como cor e brilho), da textura (cremosidade, presença de cristais, entre outros) e do sabor e aroma, esclarece Bruna Bresolin, vice-presidente da AGL. A classificação se dá conforme as notas — maior ou igual a 95 rende ouro, o que explica o empate.
Com o trabalho mais voltado aos queijos artesanais, a Alvorada Missioneira começou a produzir doce de leite por volta de 2018, quando foi adquirida uma panela — trazida do Uruguai — específica para a produção. O leite vem de vacas antes criadas por Vanderlei Kaefer, proprietário da agroindústria com a esposa, e agora por um produtor parceiro.
— Acho que essa paixão, esse carinho, esse amor que se tem por fazer produtos artesanais não tem preço, isso é a grande qualidade. O grande segredo é fazer o que a gente gosta — destaca Kaefer.
No outro lado do mapa, a agroindústria Pala do Sul surgiu em 2019 da vontade de Arthur Bordignon Filho de querer fazer um produto inovador e prático para carregar, armazenar e presentear.
Produtor de leite há cerca de 30 anos, ele passou a destinar parte da matéria-prima para o doce de leite. As inspirações vem dos "vizinhos":
— É um produto que lembra muito o doce de leite argentino e uruguaio. Ele é baseado nesses dois produtos, então tem uma estrutura, uma cor, um sabor muito intenso — pontua Bordignon Filho sobre o diferencial da marca.
O concurso também teve as categorias "doce de leite sem lactose" e "doce de leite com adição", e premiações em prata e bronze (confira abaixo).
Veja os premiados
Categoria doce de leite
- 1º lugar: Pala do Sul e Alvorada Missioneira
- 2º lugar: Cooperativa Piá, Doce de Leite Sulleite e Laticínios Ruppenthal
- 3º lugar: Queijaria Tradição, Laticínio Konzen e Pomerano
Categoria doce de leite sem lactose
- 1º lugar: Cooperativa Piá
Categoria doce de leite com adição
- 1º lugar: Cooperativa Piá (Doce de Leite com Coco & Doce de Leite com Chocolate)
- 2º lugar: Cooperativa Piá (Doce de Leite com Chocolate e Morango)
*Colaborou Isadora Garcia