Depois de bater no fundo e estabilizar, o preço do leite tende a mudar o sentido daqui para a frente. A projeção é feita com base na sazonalidade da produção no Rio Grande do Sul. Março e abril são meses da chamada entressafra, quando o volume captado recua em torno de 25%. Habitualmente, essa redução na oferta costuma vir acompanhada da retomada no consumo, que cai nos meses de férias. São fatores que puxam para cima os valores.
O valor de referência ao produtor para março está projetado em R$ 1,3786 pelo Conseleite, conselho paritário que reúne o setor. É a quarta redução mensal seguida, mas já em um patamar de estabilidade — recuou 0,73% sobre o consolidado de fevereiro.
— Estamos entrando em um período de entressafra e, nos próximos dias, teremos uma redução mais acentuada da coleta de leite no campo. Isso deve impactar nos preços ao consumidor — projeta Alexandre Guerra, vice-presidente do Sindilat-RS e representante das indústrias no Conseleite.
O dirigente explica que, no período de redução da produção, os custos fixos da indústria aumentam, porque é preciso manter a mesma estrutura para processar um volume menor.
Tanto indústria quanto produtores apontam a necessidade de fazer frente ao aumento de custos, que têm desequilibrado as contas. Entre os itens de maior peso estão milho, fertilizantes e combustíveis. Outra influência negativa vem da variação cambial, que encarece insumos.
A amplitude desses aumentos tem anulado o novo patamar de preços do leite — o valor atual de referência ao produtor é 11,78% maior do que em igual período do ano passado.
— Não acompanha os custos. Só o milho subiu 130% e os fertilizante, 25%. A margem do produtor está cada dia mais achatada — observa Eugênio Zanetti, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS).
Da mesma forma, Guerra pontua que os laticínios ficaram os dois primeiros meses do ano com prejuízo, por conta do gasto maior no momento em que o consumo arrefeceu:
— Dependemos da recuperação para sair do vermelho.
O retorno do auxílio emergencial traz a expectativa de efeito positivo, mas de alcance diferente visto que será menor. Com poder de compra reduzido, o consumidor vai focar em produtos que sejam mais em conta.