Ferramenta que ajudou a popularizar as vendas de vinhos, o clube de compras ganhou uma nova categoria de produto: a carne bovina de qualidade certificada. Pelo menos duas iniciativas criadas no Rio Grande do Sul ganharam força — e adesões — em meio ao cenário de pandemia. O resultado foi que o modelo não só vingou, como cresceu. Trabalhando no sistema de assinatura ou na venda avulsa, esses canais se tornaram opções para quem busca regularidade na oferta de cortes diferenciais, com o selo de garantia das associações de raça.
— No Interior, havia demanda, mas quando íamos comprar (em supermercados) ou não tinha, ou o produto não era tão recente. Se organizou esse clube para fazer aquisições diretamente do frigorífico. Tem toda semana o produto carne angus fresco — conta Dimas Rocha, um dos criadores do Blackbull Beef Club, que tem operação no município de Cachoeira do Sul, no centro do Estado, e trabalha exclusivamente com Carne Certificada Angus.
A adesão ao clube se dá por meio de um pedido mínimo associado à frequência. São três categorias de compras: assado, cozinha e linha fazenda (que tem peças maiores). Hoje já são 110 sócios. Semanalmente, sai a lista dos cortes disponíveis. Joice Rocha, sócia proprietária do Blackbeef, explica que os sócios fazem a encomenda no início da semana e recebem entre quinta e sexta-feira:
— Esse sistema nos possibilita a ter sempre carne nova para entregar.
Na Fronteira Oeste, a percepção da demanda por carne de qualidade motivou a criação do Trempe Clube da Carne, tocado em parceria por Maria Antonyela Lopez Carvalho, Giovani Carlotto e Ricardo Oaigen, que atende o município de Uruguaiana. Também com três categorias (fundamento, luxo e reserva especial), tem duas formas de acesso: via assinatura, com pagamento fixo, e a compra avulsa, de segunda a sábado. A lista com as opções é divulgada nas redes sociais e na lista de contatos duas vezes na semana. No caso dos assinantes, toda primeira sexta-feira do mês, recebem um box personalizado, com 3,5 quilos de carne e um regalo.
Segundo Maria Antonyela, hoje são 40 sócios, 80% na categoria luxo — onde o carro-chefe são cortes angus. Nas vendas avulsas, acrescenta, há um demanda semanal em constante crescimento. São carnes certificadas por associações de raça e fornecidos por seis frigoríficos parceiros. A ideia deu tão certo que o grupo já trabalha na construção de franquias.
— Com certeza, queremos expandir para outros municípios — ressalta Maria Antonyela.
O sistema de franquia seria uma forma de replicar a proposta, mantendo a estrutura adequada para um produto que, diferentemente do vinho, é perecível e exige refrigeração.
Em meio ao cenário de pandemia, com as pessoas ficando mais em casa, a adesão ao sistema de clube de compras acabou ganhando ritmo, avaliam os proprietários dos dois clubes.