O segredo de um bom churrasqueiro está na qualidade da carne utilizada, não na faca escolhida para cortar. É com essa premissa que a Associação Brasileira de Angus (ABA) colocou na rua uma campanha nacional. As peças, divulgadas em redes sociais e veículos de comunicação, trazem imagens de um entrecot cercada de colheres. Gerente do Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes explica que o slogan ressalta um dos principais atributos, o da maciez:
— Daí que veio a ideia, de que não precisa ter a faca boa, a carne tem de ser boa.
A ação tem por objetivo, ainda, conscientizar o consumidor sobre a importância de se certificar sobre a autenticidade do produto. A gerente do programa explica que a pirataria, ou seja, carne vendida como angus sem ser, aumentou durante o período da pandemia. A associação abriu inclusive um canal para receber denúncias.
— O selo de certificação é a garantia — observa Ana Doralina.
Essa identificação é um atestado de que a carne passou pela avaliação de um técnico da associação e cumpriu com requisitos de qualidade e de sanidade. No ano passado, foram certificados 452 mil animais da raça no país, aumento de 6% sobre 2018. Para 2020, a expectativa é de manutenção do patamar ou leve acréscimo. São 17 parceiros em 34 unidades frigoríficas do Brasil. No Rio Grande do Sul, são cinco marcas que integram o programa: Coqueiro, Cotripal, Marfrig, Silva e Zimmer.