Focado na valorização de produtos regionais, o restaurante Baro Experiência Gastronômica, em Porto Alegre, deu novo formato ao tradicional churrasco gaúcho. A inovação e combinação de sabores da picanha angus com purê de moranga cabotiá e queijo coalho garantiu ao estabelecimento títulos no circuito Angus Beef Week, semana de divulgação da carne da raça. Com menos de dois meses de funcionamento, foi reconhecido como melhor menu da Capital e chef revelação nacional.
— Carne de excelência faz qualquer prato ficar maravilhoso. Além disso, o sabor da moranga cabotiá combina muito com a picanha e também valoriza a cultura do Estado — explica Ana Carolina Reschke, proprietária do Baro.
Ela coordena a cozinha ao lado de Patrick Freitas e Renata Fernandes Rezende. O menu foi criado exclusivamente para o circuito, mas a aceitação dos clientes foi tão positiva que o restaurante estuda manter o prato no cardápio da casa. A expectativa, segundo Ana Carolina, é de que até o fim do ano a picanha já faça parte do cardápio.
Essa foi a primeira vez que o Rio Grande do Sul fez parte do circuito da carne angus. Além do Baro, participaram da iniciativa na Capital o Fazenda Barbanegra, a Casa de Carnes Ferrari e o Barranco Churrascaria.
— Este ano foi uma superação. Tivemos número maior de participantes, incluindo cidades como Porto Alegre e Curitiba. Além disso, abrangemos o contato com os consumidores para falar sobre a importância da produção e de carne de qualidade — avalia Ana Doralina Menezes, gerente do Programa Carne Angus.
Colaborou Leticia Szczesny
Atenção: acesse o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não está mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.