Referência no desenvolvimento da raça de origem britânica angus, voltada à produção de carne de qualidade, o Rio Grande do Sul vai integrar neste ano, pela primeira vez, o circuito Angus Beef Week. A ação, que vai de 15 a 24 deste mês, busca ampliar o acesso do consumidor ao produto, por meio de preços promocionais, escolha do melhor prato e sorteio para jantar no estabelecimento vencedor. Restaurantes e butiques se credenciaram para participar.
Na edição de 2019, que é a terceira, além de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre farão parte. No total, serão 28 estabelecimentos, quatro deles na capital dos gaúchos (Fazenda Barbanegra, Baro Experiência Gastronômica, Casa de Carnes Ferrari e Barranco Churrascaria). Nesses locais, os frequentadores poderão provar pratos com a proteína, podendo dar uma nota que ajudará a escolher o melhor cardápio da semana. E, ao fazer isso, habilitam-se para o sorteio de um jantar naquele que for vencedor.
— A ideia principal do festival é a oportunidade de unir produtores, frigoríficos, butiques, restaurantes e consumidores e, ainda, a questão dos preços acessíveis. Isso também nos ajuda a ter uma referência de mercado — pondera Nivaldo Dzyekanski, presidente da Associação Brasileira de Angus (ABA), uma das organizadoras da semana, ao lado do Canal Terra Viva.
A associação tem um programa de certificação da carne consolidado no país, com a parceria de frigoríficos. Neste ano, deve chegar próximo ao crescimento de 10% no volume de animais abatidos. A gerente do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes, acrescenta que os chefs procuram inovar, até porque "uma das ideias é mostrar a diversidade, as opções de preparo de produto premium":
— A gente sabe que o consumidor busca experiências gastronômicas. As pessoas vão para provar.
Ah, e tem o fator promoção. Segundo a gerente, em alguns casos, os descontos no prato chegam a até 50%.
Atenção: acesse o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não está mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.