O jornalista Fernando Soares colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
No ano da “safra das safras”, a comercialização de vinhos finos elaborados no Rio Grande do Sul disparou. Entre janeiro e setembro, as vinícolas do Estado venderam 19 milhões de litros da bebida. O número divulgado pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) nesta segunda-feira (16) representa alta de 64,5% frente ao mesmo período de 2019 e é o maior já verificado na série de dados computados pela entidade, iniciada em 2016.
A expansão do setor foi mantida mesmo com uma redução do ritmo de comercialização em setembro. Na ocasião, as empresas gaúchas venderam 2 milhões de litros de vinhos finos, queda de 23,5% frente a agosto. Vale lembrar que meses de inverno, como julho e agosto, costumam representar o ápice da demanda pela bebida.
Por outro lado, em setembro frente a agosto, a comercialização de espumantes brut e moscatel e suco de uva registrou aumentos entre 80% e 190%.
No acumulado do ano, os espumantes ainda buscam recuperação no volume de vendas. O setor comercializou 5,9 milhões de litros da variedade brut, redução de 9,2% em comparação ao mesmo período. Já os moscatéis atingiram a marca de 4,2 milhões de litros, incremento de 26,9%.