A garantia do abastecimento de milho e o encaminhamento de medidas (veja abaixo) trazem expectativa positiva aos representantes do setor de proteína animal que participaram de reunião com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Os elevados custos com o ingrediente afetam indústrias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina — que tiveram a colheita reduzida, ampliando a dependência do produto de fora. Muitas começam a reduzir a atividade e outras sinalizam isso.
— Saímos otimistas, mas mantém-se a posição de redução na produção de indústrias do setor para poder suportar esse momento — pontua José Eduardo dos Santos, presidente-executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav).
O deputado Jerônimo Goergen também vê avanços no encontro. Pontua que a importação ajudará na oferta do grão, que seguirá justada até junho.
Medidas discutidas
- Isenção de PIS/Cofins: a ministra voltará a tratar do assunto com o titular da Economia, Paulo Guedes. Também será feita emenda na medida provisória do diesel
- Opção: a importação de novas variedades geneticamente modificadas para ração animal depende da CTNBio. Reunião com presença da ministra deve ocorrer em um mês