No ano em que a pandemia transformou o formato habitual da Expointer, seis equinos que participarão do Freio de Ouro foram os primeiros a entrar no parque Assis Brasil, em Esteio, nesta segunda-feira (21). Os animais provêm de diferentes cabanhas do Estado, do Uruguai e da Argentina, mas estavam no centro de treinamento do ginete Gabriel Marty, em Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste, de onde saíram às 23h de domingo (20) para a viagem de mais de 640 quilômetros até o palco da exposição. Agora, a ordem é focar nos cuidados para evitar lesões e para manter o bom condicionamento físico até o início das provas.
— São animais que já vêm treinando há muito tempo — reforça Marty.
O grupo classificado pelo ginete tem Desavença dos Castanheiros e Estrela Cadente dos Castanheiros, da cabanha dos Castanheiros, de Cruz Alta (RS), Basca Beatriz, da BT Basca, de Uruguaiana (RS), Floreio Seresteiro, da El Rincón e El Caray, da Argentina e Colibri Matrero e Pacific Pa'uste, da cabanha La Pacific, do Uruguai.
As etapas finais do Freio de Ouro, principal disputa da raça de cavalos crioulos, ocorrem no final de semana de abertura da feira, que vai de 26 de setembro a 4 de outubro. Misturando atividades presenciais com as virtuais, a Expointer terá uma edição diferente por conta do coronavírus. A entrada no parque ficará restrita aos participantes e criadores, com os eventos sendo transmitidos de forma online. A exceção será o drive-thru da agricultura familiar, com acesso para veículos exclusivamente para a compra de produtos das agroindústrias.
Até o final da manhã desta segunda-feira (21), já havia 10 exemplares de equinos no parque, conforme a chefe do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Rosane Collares. Uma equipe de 35 profissionais da pasta estará atuando no recebimento dos animais, em seis grupos em sistema de revezamento.
— O regulamento sanitário é exatamente o mesmo ( do ano passado). O que mudou foi o horário de entrada , que passa a ser das 8h às 20h, e a possibilidade de saída diária — explica Rosane.