A cidade de Montenegro, no Vale do Caí, foi a escolhida pelo Grupo Vibra para a instalação do Centro de Inovação da marca. O espaço, inaugurado nesta quarta-feira (11), recebeu investimento de R$ 5 milhões e será o ponto central para o desenvolvimento de novos produtos à base de frango. Com área de 600 metros quadrados, conta até com cabine sensorial e cozinha experimental e gastronômica.
Tudo isso para chegar à meta de, até 2020, renovar em 25% o portfólio de produtos da marca. Ao desenvolver novidades, a empresa quer agregar valor. A meta é ampliar, por ano, em 1% o preço médio produto.
– Você tem todo um ambiente adequado para fazer os testes. Queremos reduzir em 30% o tempo de lançamento de novos produtos – explica o diretor-superintendente do Grupo Vibra, Gerson Müller.
Dona das marcas Nat, Ávia e Agrogen, a empresa tem sua sede administrativa em Montenegro – com frigoríficos no Paraná e em Minas Gerais. Mais de 200 pessoas atuarão no chamado núcleo de inovação.
Também sentindo o impacto de questões como a greve dos caminhoneiros e a taxação da China sobre o frango brasileiro, a indústria aposta que esse é o momento de investir pesado na criatividade.
– Na hora de crise, você tem de ser criativo, e achamos que a inovação é o caminho – afirma Müller.
Flávio Wallauer, diretor de vendas e marketing, conta que o desenvolvimento do projeto demorou dois anos. Foi feita pesquisa internacional para que fosse desenvolvido "o melhor modelo".
O centro também alimenta as perspectivas do grupo de fechar o ano com crescimento de 5%, com faturamento de R$ 1,3 bilhão.