Apostar em data centers é uma ótima pedida econômica e defendida pela coluna já há alguns anos, ou seja, vibra-se com a confirmação do projeto da Scala Data Centers em Eldorado do Sul, como tínhamos antecipado aqui. Relevante ainda expandir-se as estruturas para fora de Porto Alegre também e o projeto ser na cidade mais atingida pela cheia na região metropolitana de Porto Alegre. Importante ficar atento a uma ótima onda que se forma: investimentos em energia.
Energia é a bola da vez em qualquer lugar do mundo. Data centers, em especial, são consumidores vorazes. E eles exigem - ainda bem - energia limpa! Ou seja, não é diesel, carvão nem gás. Querem, por exemplo, energia eólica e solar.
Se o Rio Grande do Sul não tiver, vão comprar - por meio do mercado livre - energia gerada em projetos de outros Estados. É um cavalo encilhado passando aqui nos pampas. Além de o terreno estar nos 20% não alagados da cidade, Eldorado do Sul já foi escolhida por ter linhas de transmissão e subestação.
O maior gargalo atual que trava nos projeto de energia eólica é a concorrência com o crédito barato em outras regiões, especialmente o Nordeste, que também conta com bons ventos. Após a cerimônia com a Scala no Palácio Piratini, a coluna voltou a perguntar ao governador sobre qual o cenário para conseguir financiamentos mais competitivos. Ele disse que seguirá tentando que o Rio Grande do Sul, também tenha acesso ao fundo constitucional, que atualmente direciona uma fatia de impostos a Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em paralelo, levantou a possibilidade de destinar dinheiro do Fundo Rio Grande para crédito a menor custo, considerando o potencial de impacto positivo destes projetos na economia gaúcha. Porém, como é recurso do não pagamento da dívida suspensa pela União, precisaria do aval do Ministério da Fazenda.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna