O número de 3 mil empregos foi destacado no anúncio oficial do investimento de R$ 3 bilhões da Scala Data Centers em Eldorado do Sul, expansão antecipada pela coluna desde a semana passada. Mas como serão distribuídos estes postos de trabalho?
Segundo o vice-presidente da Scala, Luciano Fialho, dois terços, ou seja, 2 mil vagas serão na construção do empreendimento, ou seja, bem características de obras de empresas. Já outros mil empregos serão diretos e indiretos para a operação, ou seja, quando o data center estiver funcionando. Neste grupo, entram os profissionais com qualificação na área de tecnologia, pois vão operar, por exemplo, geradores, computadores e servidores, tanto contratados pela Scala quanto pelos clientes que instalarão seus equipamentos no data center.
Secretário do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo disse que nesta quarta-feira (11) mesmo já estava sendo instalado um comitê de governança para providenciar o que for preciso para este projeto, inclusive mão de obra, nos moldes do que está sendo feito com a CMPC, gigante da celulose que construirá um complexo de R$ 24 bilhões para o Rio Grande do Sul.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna