Após receber a outorga cedida pelo governo do Estado, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) está assinando os contratos para investir nos aeroportos de Torres, no Litoral, e Canela, na Serra. Em 15 dias, começam as liberações para iniciar os voos para os terminais. No Estado - ao som de quero-queros -, o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, deu entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Veja trechos abaixo e ouça à integra no final da coluna.
Os dois aeroportos exigirão quanto de investimento da Infraero?
A ideia é gastar algo em torno de R$ 10 milhões nos dois aeroportos. É o levantamento feito pelo governo do Estado. Nosso agradecimento ao governador Eduardo Leite, que nos cedeu gentilmente esse trabalho de consultoria.
Mesmo após a liberação, para ter voo, as companhias aéreas precisam querer. O Ministério da Reconstrução tem feito reuniões. A Infraero participa das negociações ou tem alguma sinalização?
A Infraero não participa diretamente. Isso é feito pela Secretaria Nacional de Aviação Civil e pelo ministro Silvio Costa Filho (de Portos e Aeroportos). Mas eu tenho certeza de que será um sucesso qualquer operação que venha a ser feita para a Serra. Gramado e Canela recebem 8 milhões de turistas por ano. Parte disso pode vir nestas aeronaves, o que já vale o investimento e a outorga da Infraero.
Há interesse em assumir outros aeroportos do Estado, como Santo Ângelo e Passo Fundo?
A Infraero já é contratada pelo governo do Estado para fazer a gestão dos dois aeroportos. Claro que interessa. São aeroportos com voos regulares e quantidade de passageiros muito boa. É um assunto que está em voga e discussão com o governo do Estado. Houve uma tentativa de privatização que não teve sucesso, e nós estamos à disposição do governador e da comunidade para discutir a assunção dos aeroportos pela Infraero. Temos muito interesse sim, e não só nestes dois, mas em todos em que o Estado e os municípios entenderem que podemos somar no processo. Vamos fazer os estudos de viabilidade e vamos nos habilitar ou não para gerir estes aeroportos diretamente.
Entrevista na íntegra;
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna