Menos de três meses depois, empresas do Vale do Taquari enfrentam o mesmo roteiro e cenário da cheia. Agora, estão com mais experiência, porém com um ar mais pesado de desolação e incerteza sobre o que vem por aí, desde novas enchentes até as promessas de ajuda não cumpridas.
A coluna esteve em Roca Sales, onde viu o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, Cleber Fernandes, ajudando a religar a energia do hospital, novamente inundado.
Depois, foi até a loja de Marcia Regina Musskopf. Ela e a irmã, Sandra, conseguiram retirar as mercadorias, mas parte dos móveis ficou dentro da água.
— Estão dizendo que vai ter de novo. Não sabemos o que fazer, se colocamos as roupas de novo, se fazemos uma obra, se a cidade vai fazer alguma coisa para evitar isso — desabafa Marcia.
Pelas ruas, não se sabe se é entulho da enchente passada ou desta última. Alguns comércios não tinham nem reaberto ainda após a tragédia anterior. Algumas pessoas conversam de um jeito leve enquanto lavam os móveis nas calçadas. Já outras evitam se olhar mais do que o necessário, porque começam a chorar.
Enquanto isso, grandes empresas ainda aguardam o dinheiro prometido pelo governo federal lá em setembro. O financiamento com recurso subsidiado não foi liberado. Há linhas apenas para agricultores familiares e pequenos empreendedores.
Uma das maiores empresas do Vale do Taquari, a Fontana SA, que fabrica produtos de limpeza, teve a indústria de Encantado alagada de novo. Os prejuízos ainda são contabilizados e se somarão aos cerca de R$ 50 milhões da cheia anterior.
— Tudo que se tinha recuperado lamentavelmente foi perdido. Agora, é estaca zero para reconstruir nossa planta e manter nossos 270 funcionários. Muitas coisas foram prometidas, não aconteceram e espero que venham a acontecer. Mas estamos reconstruindo e vamos sair dessa, se Deus quiser — relata o diretor Mauricio Fontana.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna