Fabricante de módulos fotovoltaicos, ou painéis solares, a BYD Energy vai abrir um centro de distribuição em Porto Alegre. A inauguração está prevista ainda para o primeiro semestre. Pelo Brasil, outros dois empreendimentos logísticos serão montados, no Centro-Oeste e no Nordeste, o que ampliará a capacidade de armazenamento da empresa em 50%.
Cada novo centro de distribuição terá capacidade para, em média, 20 megawatts em módulos fotovoltaicos. Todos continuarão saindo da fábrica da empresa, em Campinas (SP). O valor do investimento também não foi divulgado.
A ideia é encurtar o tempo de entrega dos módulos, o que era um pedido dos instaladores a partir da demanda dos clientes. O prazo poderá cair para até um ou dois dias, diz a direção da BYD.
A chinesa BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também na cidade, para a produção de módulos fotovoltaicos. Em 2020, instalou uma unidade para produção de baterias em Manaus (AM). Além disso, comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos.
Tradicional rede de concessionárias de veículos, o Grupo Iesa é o representante oficial no Rio Grande do Sul da BYD. A primeira loja da parceria fica na Rua Edu Chaves, 390, em Porto Alegre.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna