Mais golpes na rede. Em um deles, um site na internet tem, no endereço, a expressão Valores a Receber, que foi um serviço criado pelo Banco Central para o cidadão consultar se tinha dinheiro esquecido em instituições financeiras. Em um longo vídeo, o locutor promete ensinar como resgatar valores que, segundo ele, são de taxas cobradas em compras em geral e pagamentos de tributos. Isso é falso.
Os golpistas chamam o método de "Recupera Money", de um aplicativo chamado "Resgata Já". O "curso" custa R$ 147. O texto é repleto de erros de português e tem um tom alarmista, falando em prazos trimestrais e vagas finais do programa. Já há reclamações, porque as aulas tratam apenas de acúmulo de pontos em programas de fidelidade de cartões de crédito. A coluna tenta contato com a plataforma pela qual é feita o pagamento, mas ainda não obteve retorno.
O outro golpe trata de Recall de Cartões de Crédito, informando que, ao fazer compras, o consumidor tem um valor retido e que pode ser recuperado. Também promete ensinar como fazê-lo por meio de um curso, que, por sua vez, apenas fala sobre o uso de milhas. Cuidado. Milhas são obtidas a partir de pontuações obtidas pelo valor gasto. Não há retenção de dinheiro quando se usa o cartão.
Em alguns casos, os golpes são divulgados junto de reportagens que são montadas fazendo até mesmo a edição da voz de jornalistas conhecidos, recurso que vem sendo usado pelos criminosos nos últimos anos.
Em tempo, o sistema de Valores a Receber, do Banco Central, está suspenso. A ideia é reabri-lo em breve. Enquanto isso, a autoridade monetária alerta que:
- Não envia links nem entra em contato com o cidadão para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
- Ninguém está autorizado a entrar em contato com o consumidor em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
- Nunca se deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
- Não é para fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna