Indústria com sede em Rolante, a Calçados Gonçalves comprou a tradicional marca feminina Cravo & Canela. A aquisição precisou de autorização judicial porque ela pertencia ao Grupo Priority, empresa dona da West Coast e que está em recuperação judicial. Além da marca, foram comprados moldes de modelos clássicos e também foram contratados profissionais que conhecem o produto. Ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, o diretor Ademir Gonçalves estimou que o investimento ficará entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões, considerando a ampliação da produção.
- Nossa empresa produz para outras marcas, mas sempre quis ter uma própria. Vamos renovar a Cravo & Canela, mas seguir com o mesmo DNA e colocar um pouco do nosso também - explicou o diretor.
A ideia é produzir 600 mil pares de calçados ao ano com a aquisição, o que exige 600 profissionais. Atualmente, a empresa fabrica 1,5 milhão de pares, que são vendidos para 2,8 mil lojas. A Cravo & Canela é uma marca forte no Sul. Em volume e em faturamento, a previsão é de aumento de 30%.
- Queremos colocá-la nos mercados do centro, norte e nordeste do país. Ela tem também registro em 20 países para exportação.
Os novos proprietários já estão trabalhando para lançar em março a primeira coleção da marca, que estará nas lojas no segundo semestre de 2023. A produção ocorrerá em Rolante (RS), em Canindé (CE) e também em fabricantes parceiras. Fundada em 2006, a Calçados Gonçalves emprega mil pessoas.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna