Saiu a licença prévia para o complexo com avião e museu da Varig em Nova Petrópolis, na serra gaúcha. O documento foi concedido pela prefeitura na tarde passada, dentro da previsão que havia sido dada à coluna pelo prefeito Jorge Darlei Wolf. Para a obra começar, é necessária a licença de instalação, que é considerada menos complexa. A empresa H2 Empreendimentos Imobiliários tem expectativa de que o documento seja emitido até o final de fevereiro. A construção, então, seria iniciada em março, levando 36 meses, explica o sócio Uilham Hillebrand.
- Estamos confiantes. Tivemos excelentes avanços com o secretário do Meio Ambiente, Jorge Lüdke, e a secretária do Planejamento, Cristhie Lenz. Temos a convicção de que concluiremos em janeiro todos os demais processos e aprovações e, assim, iniciar as obras o mais breve possível - acrescenta o empresário.
O nome temporário é Flyinn Park Memorial Varig. Ele inclui um Boeing 727, modelo de três motores, que foi o terceiro a ser operado no Brasil a partir da década de 70. Arrematada em leilão por um grupo de ex-funcionários, a estrutura da aeronave já está na cidade. O empreendimento terá hotel, centro comercial com lojas e restaurantes, residências e, claro, museu para preservar a história da Varig. Inicialmente, o investimento foi previsto em R$ 50 milhões, mas a tendência é de que aumente o valor. Além da H2, participam do empreendimento a M.Stortti, o arquiteto Enio Vivan, a Vértice Licenciamento e Gestão Ambiental e a Associação VarigVive.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna