Sem antecipar secretariado, o governador reeleito Eduardo Leite disse que não se afastará da forma como conduzia a política econômica do Rio Grande do Sul, mas entende que ela não deve ser "mera continuidade". Ao responder a perguntas da coluna na entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, reforçou que desburocratização e redução de tributos estão na agenda:
- Nossa forma de pensar é muito bem conhecida e não sairemos dela, mas precisamos ser evolução do nosso próprio governo, buscando melhorar a vida dos gaúchos e mantendo a disciplina fiscal para sustentar isso. Temos os nomes (para as secretarias da Fazenda e do Desenvolvimento Econômico) sendo pensados, mas a partir de agora eu vou começar a efetivamente ter conversas.
Sobre as alíquotas de ICMS reduzidas para combustíveis, energia elétrica e telecomunicações, reafirmou que pretende mantê-las mais baixas. A coluna lembra que a lei federal foi o principal motivo para que a gasolina voltasse custar menos de R$ 5. Porém, voltou a dizer que é necessária a compensação federal, que foi prometida, mas não garantida pelo governo de Jair Bolsonaro, enquanto não se sabe o que Lula pretende fazer sobre o assunto.
- Vamos sentar com o governo eleito nacionalmente, com o presidente eleito Lula, para buscarmos desenhar quais caminhos encontraremos conjuntamente para compensar essas perdas, porque não é um dinheiro do governo ou do governador. É o dinheiro da educação, da saúde, da segurança pública. A queda de arrecadação foi abrupta.
Para fechar, Leite descartou privatizar o Banrisul, o que acordou para ter apoio do PT no segundo turno. Porém, a Corsan será vendida, caso não o seja ainda no governo atual, já que a previsão é de que a operação saia em dezembro.
- Nos comprometemos a não encaminhar a privatização do Banrisul e vamos cumprir a palavra. Agora, a da Corsan já estava encaminhada, foi votada na Assembleia e há a necessidade imperiosa de fazê-la sob pena de a companhia perder contratos dos municípios e se tornar uma CEEE, sem capacidade de sustentar minimamente seus custos - finalizou.
Ouça a entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.