O PIB do Rio Grande do Sul deve crescer 1,3% em 2022 e cair 0,1% em 2023. As projeções enviadas à coluna são do Santander, terceiro maior banco privado no Brasil. São desempenhos piores do que a média prevista para a região Sul, que é de avanço de 2,2% neste ano e de 0,1% no ano que vem.
Na análise da instituição, destaque para a recuperação da dos serviços na reabertura da economia. O alerta vai para o desempenho da indústria limitado pelos problemas nas cadeias produtivas globais, que é a escassez e alta de preços de insumos, além de gargalos logísticos. Sem esquecer, claro, da agropecuária, que teve impacto forte da estiagem na soja, nem de longe compensados pela normalização da safra de milho no Sul.
Especialmente pelo setor primário, o Rio Grande do Sul terá um dos menores crescimentos do país em 2022. Conforme a estimativa, O avanço gaúcho será maior apenas do que o de Pernambuco (+1%), Tocantins (+1%), Bahia (+0,4%), Pará (0%) e Maranhão (0%).
Para 2023, o Santander prevê normalização da safra após o tombo da seca. Na indústria, o alerta é para a continuidade dos problemas nas cadeias produtivas, adicionado à desaceleração da demanda e juro alto. Nos serviços, há expectativa de melhora disseminada, mas aviso para a desaceleração de segmentos, como o varejo de materiais de construção.
Projeções por setor no RS:
2022
Agropecuária -9,3%
Indústria +1,3%
Serviços +2,9%
2023
Agropecuária +4%
Indústria -1,5%
Serviços -0,3%
Quem pesa mais no PIB da região Sul (dados de 2019, IBGE e Santander):
Rio Grande do Sul 38,4%
Paraná 37,1%
Santa Catarina 24,5%
Participação dos setores no PIB do RS (dados de 2019, IBGE e Santander):
Serviços 68,84%
Indústria 22,53%
Agropecuária 8,63%
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.