Quando será a Black Friday de 2021? A liquidação deste ano cairá no dia 26 de novembro. Tradicionalmente, ela é realizada na última sexta-feira do mês. Porém, vários varejistas gostam de estender o prazo e fazem, na verdade, uma Black Week, anunciando promoções para a semana toda.
A Black Friday tem origem nos Estados Unidos. Começou a ser realizada aqui no Brasil há cerca de 10 anos. Inicialmente, se restringia ao comércio eletrônico, mas passou a ser adotada pelo varejo físico com o passar do tempo. Recentemente, até pesquisa do IBGE mostrou faturamento maior de vendas na liquidação do que no Natal. Isso se deve ao fato de que, tradicionalmente, boa parte das vendas é de eletrônicos, que somam valores maiores.
Sob o olhar da conjuntura econômica, os ânimos estão bem melhores neste ano do que em 2020. O avanço da vacinação tem garantido crescimento de vendas do varejo com um consumo que estava represado, mesmo com a inflação alta e o crédito mais caro com a elevação do juro. Porém, o aumento dos insumos atingiu com força os preços de bens duráveis, como televisores e outros eletroeletrônicos.
Já para o consumidor, a dica é a mesma de sempre: se ainda não começou, inicie já sua pesquisa de preços para identificar se as promoções realmente valerão a pena. Alguns sites, como Zoom, mostram o histórico de preços dos produtos.
Nas compras online, busque cupons de desconto e uso o cashback, que devolve parte do dinheiro gasto na compra. A coluna costuma indicar o Méliuz, que é mais completo e de funcionamento simples.
Para compras em lojas físicas, tente dar uma atenção especial ao comércio local. Os pequenos lojistas tiveram o caixa mais estrangulado na crise e precisam se recuperar. Além disso, vários também implementaram a venda pelos canais digitais, e aqueles que foram espertos não abandonaram essas plataformas mesmo com a reabertura da economia.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.