Uma das maiores redes de varejo do país, o Magazine Luiza abrirá um novo centro de distribuição no Rio Grande do Sul. O contrato já foi assinado, conforme apurou a coluna. A operação será instalada no parque logístico GLP, que fica na RS-118, em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. E a instalação será rápida. A ideia é que a unidade do "Magalu" comece a operar plenamente entre maio e junho já, confirmou depois a empresa à coluna
A ideia, claro, é ampliar a operação logística no Estado. Com isso, a empresa aumenta a estrutura própria de entregas para fazê-las com mais velocidade. Serão criados 360 empregos diretos e mais 150 indiretos. Ou seja, serão 510 postos de trabalhos gerados pelo investimento, que não teve o valor financeiro divulgado.
- O Magazine Luiza tem um forte plano de expansão para este ano e um foco muito grande em logística. Será o ano do "piscou, chegou". O Rio Grande do Sul é um estado estratégico nesse contexto, mas também teremos novos centros de distribuição espalhados pelo Brasil -reforça Márcio Chammas, diretor de logística da companhia.
O curioso é que a operação ficará no lugar onde seria instalado o centro de distribuição do Mercado Livre, também uma gigante do e-commerce com atuação mundial. A empresa não se acertou com questões fiscais do Rio Grande do Sul e acabou levando o projeto para Santa Catarina. Mas, com a confirmação da Magazine Luiza, o complexo logístico terá ocupado o único pavilhão que estava vago. Aliás, também fica no local o centro de distribuição da maior rede de farmácias do país, a Droga Raia, investimento que também foi antecipado pela coluna.
Será o segundo centro de distribuição do Magalu no Rio Grande do Sul. O outro fica em Caxias do Sul, na serra gaúcha. A empresa também entrega pelo e-commerce produtos que estão no estoque das lojas, que acabam por funcionar como pequenos centros de distribuição também.
- Dessa forma, a companhia tem condições de aumentar cada vez mais as entregas same day e next day delivery (no mesmo dia ou no dia seguinte à compra), principal foco da área de logística - complementa.
O Magazine Luiza tem ações negociadas na bolsa de valores desde 2011. Desde então, fez diversas aquisições para consolidar sua presença nacional. Além de 1,3 mil lojas em 21 Estados, o Magalu conta com mais cinco marcas online: Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos e Estante Virtual, além do marketplace usado para venda por outras empresas. O aplicativo da companhia tem 33 milhões de usuários ativos. Atualmente, o Magalu emprega mais de 47 mil funcionários. Segundo o último ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que considera faturamento, o Magalu é a quinta maior rede de varejo do país.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.