Maior rede de farmácias do país, a Droga Raia terá um centro de distribuição no Rio Grande do Sul. A operação ficará em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, e será inaugurada já em setembro. Conforme a empresa, o investimento é para sustentar a abertura de lojas no Estado:
"(...) para suportar a aceleração de nossa expansão no Rio Grande do Sul, que vem tendo excelente performance."
A Droga Raia tem 2.162 farmácias no país. Não fechou unidades no segundo trimestre e abriu 55 novas. Aqui no Rio Grande do Sul, tem 47 lojas, sendo 18 em Porto Alegre, e aumentou a sua participação de mercado na região Sul de 7,9% para 8,3%.
As vendas aumentaram 5,4% no segundo trimestre. Foram puxadas, principalmente, pelas lojas populares. A pandemia teve impacto, conta a Droga Raia. Em especial, nas 124 lojas em shoppings, mas também na redução do fluxo de clientes nos demais pontos de venda. Identifica que a adesão ao isolamento social foi muito maior em regiões de renda mais alta.
Como medida, a RaiaDrogasil investiu em se tornar um "hub de saúde de vizinhança". A aplicação de vacinas da gripe começou em março. Logo depois, foi a vez dos testes de covid-19. Acelerou a venda pelos canais digitais, chegando a 345 lojas aptas a realizar entregas. Inclusive, com o funcionário indo a pé se a distância da loja for pequena. Além disso, a rede de farmácias propôs ao governo federal, junto com a entidade setorial, o adiamento do reajuste anual no preço dos medicamentos de março para o final de maio.
A Raia Drogasil lidera há oito anos o ranking da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). A empresa tem sede em São Paulo e foi criada em 2011 a partir da fusão entre Raia S.A. e Drogasil S.A.
Aliás, a coluna vem falando que os centros de distribuição são o símbolo da nova economia. Tanto pelo aumento das vendas pela internet quanto pela necessidade de abastecer rapidamente lojas, que são cada vez menores. O mais recente e de grande impacto noticiado pela coluna foi o da Amazon. Relembre:
Gigante do e-commerce, Amazon terá centro de distribuição no RS
Veja fotos da estrutura de R$ 50 milhões onde ficará a Amazon no RS
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.