Porto Alegre voltará atrás em liberações de atividades econômicas, adotando restrições maiores. Isso deve ocorrer entre esta quinta (26) e sexta-feira (27), disse à coluna o prefeito Nelson Marchezan. Ainda não foram definidos os detalhes, mas a ideia é restringir o mínimo possível, desde que as medidas escolhidas tenham um impacto relevante na circulação de pessoas. Provavelmente, será reduzido o horário de funcionamento sobretudo de bares e restaurantes.
- Precisamos evitar a circulação e os encontros sociais. Não queremos fechar em definitivo. Passei essa missão hoje para a equipe, que está trabalhando agora em busca de uma saída - disse o prefeito.
A possibilidade já vinha sendo levantada com as entidades empresariais, como antecipou a coluna na quarta (25). Ainda na semana passada, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da prefeitura já tinha decidido interromper o processo de liberações, iniciado em agosto. Os indicadores de saúde apontam avanço da covid-19 na Capital, e o prefeito também citou o desgaste das equipes que estão atendendo os pacientes.
- É muito triste, são medidas extremas. Mas queremos evitar restrições mais agressivas perto do Natal, que é uma data de vendas importante. Eu podia não fazer nada e deixar para o próximo prefeito, mas não consigo. Seria uma irresponsabilidade - disse o prefeito em conversa com a coluna na tarde desta quinta (26).
Questionado se a ampliação das restrições poderiam ser flexibilizadas em duas semanas, ainda antes do Natal, Marchezan disse que não há como prever . Como em outras ocasiões, é observada a evolução dos indicadores de saúde.
As liberações para atividades econômicas restritas na pandemia ocorriam desde o início de agosto, pouco antes do Dia dos Pais. Começou por operações de alimentos e varejo, mas que ainda operam com limitações de horário. Entidades vinham pedindo a ampliação do funcionamento, argumentando a proximidade de datas de vendas como Black Friday e Natal. Há cerca de um mês, foram retomadas aulas presenciais em escolas da Capital. No final de outubro, foram autorizados eventos e cinemas, por exemplo.
Na quarta-feira (25), entidades divulgaram notas pedindo apoio da população para manter os cuidados e minimizar o contágio pelo coronavírus. Houve um claro relaxamento nas últimas semanas, ao que, também, tem se atribuído o avanço da covid-19.
No final da tarde desta quinta, o Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) divulgou um comunicado orientando os lojistas a respeitarem os horários de funcionamento em vigor mesmo nesta sexta-feira (27), quando ocorre a liquidação Black Friday:
Lojas de ruas, galerias e centros comerciais: das 9h às 19h
Lojas de shopping centers: das 12h às 22h
Comércios classificados como essenciais: sem restrição de funcionamento
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.