A retomada das atividades econômicas em Porto Alegre ficará em suspenso por um tempo. Sem avanços ou retrocessos, por enquanto. A interrupção no processo foi definida pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de Porto Alegre em reunião nesta quarta-feira (18), ainda sem um prazo para retomada.
A flexibilização vinha ocorrendo nos últimos meses, com liberações periódicas para novas atividades e ampliações para outras. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida se deve ao cenário epidemiológico apresentado nas últimas semanas, com estabilidade e possível tendência de aumento dos indicadores. Os números seguem monitorados pelas equipes técnicas, tem reforçado o secretário Pablo Stürmer.
Segundo a secretaria, há estabilidade no número de pacientes confirmados com covid-19 em leitos de UTI, mas outros indicadores apontaram aumentos recentes. Entre eles, cita a busca ambulatorial por atendimento de síndrome gripal, o que traz um alerta para os próximos dias. Ao mesmo tempo, a Secretaria da Saúde reforça o pedido de que a população reforce hábitos de higiene e distanciamento social.
As liberações para atividades econômicas restritas na pandemia ocorriam desde o início de agosto. Começou por operações de alimentos e varejo, mas que ainda operam com limitações de horário. Entidades vêm pedindo a ampliação do funcionamento, argumentando a proximidade de datas de vendas como Black Friday e Natal. Há cerca de um mês, foram retomadas aulas presenciais em escolas da Capital. No final de outubro, foram autorizados eventos e cinemas, por exemplo.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.