Apesar das vendas represadas e dos canais digitais adotados na pandemia, o comércio de Porto Alegre ainda contabilizou uma queda de 34% nas vendas da Black Friday. O balanço foi fechado nesta segunda-feira (30) pelo Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA). Essa foi a média apontada pelos empresários entrevistados pela entidade.
Para 58,6% deles, houve queda de vendas em relação ao ano passado. Apenas 5,7% apontaram elevação. O gasto médio por loja ficou em R$ 368, que é elevado na comparação com outras datas, como Dia das Mães (R$ 108) e Namorados (R$ 227). Os produtos mais vendidos foram roupas, calçados e eletrodomésticos.
A loja física ainda foi o maior canal usado pelos comerciantes de Porto Alegre (62,9%). O online exclusivo foi citado por apenas 1,4%. Mas a opção "Ambos" chama a atenção com 35,7%.
O Núcleo de Pesquisas do Sindilojas POA também perguntou qual canal online mais gerou vendas. Veja as respostas:
WhatsApp 65,4%
Site da loja 19,2%
Intagram 11,5%
Aplicativo 3,8%
Falando em comércio de Porto Alegre, será apresentada às entidades nesta segunda-feira a campanha de conscientização da população sobre o avanço da covid-19 em Porto Alegre, disse o presidente do Sindilojas, Paulo Roberto Kruse, à coluna. Foi um comprometimento assumido por elas ainda na semana passada com o prefeito Nelson Marchezan Junior, para reduzir as atividades econômicas afetadas pela retomada de restrições. Relembre: A pedido da prefeitura, entidades se unem para evitar volta de restrições em Porto Alegre
A retomada de restrições mais fortes gera um temor do comércio de Porto Alegre, devido à proximidade do Natal.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.