Seis em cada dez indústrias metalmecânicas da serra gaúcha relatam aumento na demanda, mostra pesquisa enviada à coluna pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs). O levantamento está na quinta edição e passou a ser feito pela entidade para monitorar o impacto do coronavírus nos negócios. Mais do que o triplo dos empresários que informaram alta na demanda na pesquisa anterior (16%), esse indicador, em especial, é termômetro para a atividade do importante polo industrial do Rio Grande do Sul.
Também melhorou o faturamento das companhias. O número de empresas com alta na receita saltou para 51%, frente a apenas 14% da pesquisa de agosto. Enquanto isso, caiu de 55% para 13% a participação no resultado de fábricas que faturaram menos.
Outro dado bastante importante monitora os postos de trabalho. Na pesquisa, 137 empresas (62,5%) informaram novas contratações, ou seja, 96 a mais do que no levantamento do mês anterior. E mais: 43% não demitiram nos últimos dois meses.
- As empresas estão em retomada gradual das atividades, mesmo em meio ao cenário desafiador. Devemos conciliar a recuperação da economia da nossa região e o cuidado com a saúde de toda a população, sem correr riscos de regredirmos - reforça Paulo Spanholi, presidente do Simecs.
Parece que os indicadores mudaram da água para o vinho, mas, no cenário desafiador citado pelo presidente, está um alerta para a escassez de matéria-prima. Das 218 empresas ouvidas, 120 destacaram que estão com “muita dificuldade” para comprar insumos básicos, devido à falta e ao preço em elevação. Os industriais apontaram maior dificuldade para compra de aço, cobre e plástico.
Leia o que a coluna vem alertando sobre a falta de produtos:
De encomendas pela metade a pedidos cancelados, piora a falta de produtos para o varejo
Quebra de produção na indústria atrapalha encomendas das lojas para Black Friday e Natal
Ainda com escassez de produtos e vendas em disparada, preços dos materiais de construção sobem mais
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.