Sem uma previsão certa de quando poderão reabrir as lojas em Porto Alegre, empresários estão mandando proteger as entradas com tapumes da madeira. Isso está ocorrendo, claro, nas unidades de rua. Quem alertou a coluna no final de semana foi o presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), Sérgio Galbinski.
- É o "emadeiramento" da loja. Nos Estados Unidos, várias empresas fizeram isso contra roubos e saques. É para proteger o estabelecimento - diz o empresário.
Logo depois, a coluna recebeu mais fotos do leitor Luckas Rossato, tiradas no centro de Porto Alegre. A proteção é vista, principalmente, em lojas que vendem celulares e outros eletrônicos. No entanto, até mesmo um hotel tomou a iniciativa.
O empresário Thiago Ribeiro Gomes colocou a proteção em sete lojas. É dono, por exemplo, de unidades da marca Maria da Praia. Ele mesmo enviou as fotos para coluna, que podem ser conferidas na galeria abaixo. Os tapumes foram instalados ainda em 23 de março.
- Fizemos logo após o decreto de fechamento publicado pela prefeitura, prevendo uma ofensiva contra as lojas de rua - comenta Gomes.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista